Coronavírus, um fenômeno híbrido não compreendido

Democrats warn Trump's immigration policies risk aggravating ...

Onde está a relação vírus chinês e onda de imigração? Uma pergunta retórica.

O jornal The Guardian noticiou no dias 26 de março que o ex-primeiro ministro inglês, Gordon Brown, deseja incluir na reunião do G-20 membros do Conselho de Segurança da ONU. Segundo o jornal, o ex-primeiro ministro entende que esta crise é de ordem médica e não simplesmente econômica, como foi em 2008 quando era primeiro ministro. A interpretação que Gordon Brown faz da crise do vírus chinês faz-me lembrar um conceito introduzido pelo francês Bruno Latour chamado o fenômeno dos híbridos descrito em seu livro "Jamais Fomos Modernos". 

Para Latour a AIDS, por exemplo, não é um problema apenas clínico, mas político, econômico e comportamental. O mesmo ocorre com a corrupção que não apenas está ramificada com o nosso modelo de política, mas também é um problema econômico, psicológico e até matemático. O mesmo acontece com o aborto, maconha, bullying e um bando de problemas que a era moderna legou-nos.
Gordon Brown quer combater o coronavírus por três frentes: a econômica, a política e a médica. Parece louvável se não fosse por um detalhe. 

Latour escreveu que no enfrentamento de fenômenos híbridos era preciso identificar a linha mestra que liga, por exemplo, o uso de agrotóxico com a Guerra do Golfo. Ou, diria eu, a pílula anticoncepcional com a Primavera Árabe; o Covid-19 com a onda imigratória muçulmana. Este fio de ariadne que Bruno Latour denominou é o elemento fundamental dos híbridos e que infelizmente a ciência, dita moderna, não possui o ferramental necessário para estudar.

O próprio Gordon Brown com as suas declarações reascende um novo híbrido, o governo global. O mito de que problemas que se manifestam em esfera global resolvem-se globalmente. O ex-primeiro ministro desconsidera que global é apenas uma escala de medição, as quarentenas acontecem dentro de cada casa, isto é, localmente. Este é o paradoxo do hibridismo do governo global, as ações precisam ocorrer localmente. Gordon Brown está apenas fomentando mais híbridos, isto é, mais confusão.

Daniel Souza Júnior
Editor Teorítica

Fontes
https://www.theguardian.com/politics/2020/mar/26/gordon-brown-calls-for-global-government-to-tackle-coronavirus
http://www.editora34.com.br/detalhe.asp?id=383